segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Texto de Ciências -6º ano 
Pressão atmosférica
O ar possui massa, o que faz com que ele exerça certa pressão sobre o solo e também sobre os corpos localizados nesta superfície. Essa força exercida pelo ar sobre as áreas superficiais é chamada de pressão atmosférica.
A pressão atmosférica ocorre com intensidades diferentes em regiões distintas, ou seja, em alguns lugares, ela é mais forte, em outros, ela é mais fraca. Essas diferenças em relação à pressão atmosférica nas diversas áreas da superfície terrestre fazem com que ela interfira no comportamento do clima.
Outro efeito importante da pressão atmosférica é a ocorrência dos ventos. Eles surgem porque o ar desloca-se para áreas de menor pressão, fazendo com que, além dos ventos, exista também o deslocamento das massas de ar, que altera o comportamento do clima nas diferentes partes do planeta. Para que a pressão atmosférica de um lugar qualquer fique alta ou baixa, há uma série de fatores. O primeiro deles é a altitude. Em lugares mais baixos, a coluna de ar é maior, o que faz com que o “peso” do ar fique mais elevado. O contrário acontece nas áreas de maior altitude, como topos de montanha ou regiões montanhosas, onde o ar é mais leve e escasso (rarefeito). Por isso, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica.
Além da altitude, as temperaturas também interferem na pressão atmosférica. Nas localidades mais aquecidas, a pressão atmosférica tende a ser menor, pois as moléculas de ar ficam mais separadas umas das outras (rarefeito). Por outro lado, quando o ambiente resfria-se, a pressão atmosférica diminui, pois as moléculas de ar ficam mais agrupadas (denso).

O instrumento utilizado para medir a pressão atmosférica de um dado local é o barômetro, ele foi inventando por Evangelista Torricelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário